quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Sessão Solene marca abertura dos trabalhos legislativos de 2010

Mesa das autoridades
Deputados prometem empenho e muito mais trabalho em 2010

Terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
Da Redação Agência de Notícias Ales
Foto: Antonio Carlos Sessa Neto (Tonico)


A Assembleia Legislativa (Ales) realizou na tarde desta terça-feira (2) sessão solene para abertura dos trabalhos da quarta sessão legislativa da décima sexta legislatura. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Casa, deputado Elcio Alvares (DEM).

Compuseram a mesa principal, além do presidente, os deputados Marcelo Coelho (PDT), 1º secretário, e Givaldo Vieira (PT), 2º secretário, o secretário chefe da Casa Civil, José Antônio Pimentel, representando o governador Paulo Hartung (PMDB), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, o procurador geral de Justiça, Fernando Zardini, e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Manoel Alves Rabelo.

Elcio Alvares agradeceu a presença de todos e suspendeu a sessão para que a mesa fosse desfeita. Depois, passou a palavra aos líderes de bancada da Casa. O primeiro a falar foi o deputado Vandinho Leite (PR), que destacou a parceria entre o Governo do Estado e a Ales para o desenvolvimento capixaba. 'Vejo com muita felicidade a oportunidade de ajudar a fazer este Estado crescer, e tenho certeza que faremos muito mais esse ano', anunciou.

A deputada Aparecida Denadai (PDT) destacou a importância de se resgatar a credibilidade da Ales perante a opinião pública. 'Não temos nada a comemorar e sim arregaçar as mangas e refletir sobre o que deve ser feito pelo povo, que pede socorro', discursou, lembrando que principalmente em 2010, que é ano eleitoral, a população vai cobrar a solução de problemas em diversos setores.

O deputado César Colnago, líder do PSDB, desejou que este seja um ano frutífero e de muito trabalho: 'Com certeza vamos iniciar um debate no que diz respeito ao futuro do Espírito Santo e ao jogo político que se inicia no processo eleitoral. O rumo que o Estado está trilhando é muito importante e espero que a saúde, educação, segurança e infraestrutura estejam na pauta dos candidatos a um cargo eletivo', afirmou.

Líder do PMDB, Sérgio Borges (PMDB) disse que 2010 será um ano atípico para os deputados em virtude das eleições de outubro, porque grande parte da Casa é candidata a reeleição ou a uma vaga na Câmara Federal. 'A bancada do PMDB deixa aqui o compromisso de votar a LDO até o dia 15 de julho. Não há a menor possibilidade de não votarmos os projetos necessários', prometeu ele. Após a fala do parlamentar, a deputada Janete de Sá (PMN) ocupou a tribuna para pedir uma reflexão sobre as vítimas do terremoto no Haiti e desejou um ano de muito trabalho no Legislativo.

O líder do Governo na Ales, deputado Paulo Roberto (PMN), lembrou o trabalho feito nos últimos sete anos pelo governador Paulo Hartung e destacou a construção de mais Unidades de Saúde, estradas e Centros de Detenção Provisória (CDP). 'O Governo está trabalhando muito para melhorar todos os setores do Estado', argumentou.

O deputado Givaldo Vieira (PT) também citou a relação entre Ales e Governo, destacando que ela é 'republicana e pautada no que a sociedade nos delegou', além de citar a melhoria da imagem da Casa perante a opinião pública. 'Essa é uma ação conjunta dos 30 deputados, que imprimiram avanços importantes. Desejo um ano de vitórias para todo o Estado'.

Após a fala do colega, a deputada Luzia Toledo (PMDB) desejou a todos um ano abençoado e de convivência fraterna entre os parlamentares. 'Estamos aqui para mostrar eficácia, e a política desse ano tem que ser ética, com o respaldo da sociedade', destacando ainda que a população está avaliando o trabalho de todos.

O deputado Doutor Hércules (PMDB) aproveitou para pedir mudanças em todo o Brasil nas áreas da educação e saúde. 'É preciso determinação, salários justos e condições de trabalho para os profissionais para que o povo possa ser bem assistido, principalmente nas unidades de seus bairros. A atenção primária deve ser revista', frisou.

O líder do Democratas, deputado Atayde Armani, acrescentou que este será um ano de batalha: 'Tenho certeza que essa Casa vai cumprir o seu trabalho e, ao mesmo tempo, participar da democracia de todo o País. Acho que é o momento que o Legislativo deve participar com mais ênfase, porque é o Poder que melhor representa o nosso povo'.

A transmissão da TV Assembleia em canal aberto foi pedida pelo deputado Euclério Sampaio (PDT). 'O povo tem que saber o que acontece aqui, e muita gente não tem condição de pagar uma assinatura de TV a cabo para nos assistir', justificou.

Deputado Marcelo Coelho


Já o deputado Marcelo Coelho (PDT) falou sobre a sua atuação na Mesa Diretora da Ales e considerou a experiência muito gratificante. 'Todos nós somos reconhecidos e tratados pela sociedade como homens públicos de respeito, e agradeço a todos pelo trabalho feito até agora', finalizou.



Nenhum comentário: